Se já leu o nosso artigo sobre os direitos e deveres dos trabalhadores, sabe que um dos benefícios sociais que estes mais tendem a valorizar numa empresa é justamente a questão do Seguro de Saúde, pelo que deverá investir numa boa apólice para os seus funcionários o quanto antes!

Esta é uma excelente forma de premiar os seus colaboradores, para além de que o Código de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC) considera como gastos do período de tributação, até a um limite de 15% das despesas com os trabalhadores, os contratos de seguros de saúde em proveito dos colaboradores da empresa ou respetivos familiares.

Posto isto, tudo o que tem a fazer é atribuir um Seguro de Saúde à generalidade dos funcionários da sua empresa, tendo por base um critério idêntico para todos eles, ainda que estes não pertençam à mesma classe profissional.

Para além desta questão dos benefícios fiscais associados aos Seguros de Saúde para empresas, outra das vantagens a ter em conta diz respeito ao facto de, perante a atribuição deste seguro aos colaboradores, passar a verificar-se uma redução significativa das faltas de assiduidade, habituais ou sistemáticas, ao trabalho, sem esquecer que este é um benefício social que tende a gerar nos trabalhadores reconhecimento, maiores níveis de satisfação, o que acaba por se traduzir numa maior motivação e produtividade diárias.

 

Principais vantagens deste tipo de seguros

  1. Benefícios sociais para os colaboradores

Como já referimos, para além do salário, o seguro de saúde é um dos benefícios remuneratórios complementares mais reconhecidos e apreciados pela comunidade laboral. Este aspetos em concreto assume-se como um benefício para os colaboradores na medida em que, face a um seguro de saúde individual, esta solução permite que os mesmos usufruam de diversas coberturas a valores mais competitivos, sem esquecer a poupança direta que se verifica relativamente ao prémio do seguro, uma vez que este pode ser partilhado entre a entidade patronal e o funcionário.

Do ponto de vista do trabalhador, este benefício é tanto maior quando a empresa estende o serviço ao seu agregado familiar, sendo que há medida que o número de colaboradores seguros vai aumentando, maiores são as possibilidades de a empresa conseguir descontos acrescidos.

 

  1. Prestação e cuidados médicos numa rede convencionada

Grande parte dos Seguros de Saúde permitem: a modalidade de reembolso, em caso de assistência fora da rede convencionada; e ainda a modalidade de comparticipação direta, em caso de assistência através da rede convencionada, sendo que esta última se revela sem dúvida mais vantajosa para o trabalhador, uma vez que à partida, este apenas tem de pagar um valor simbólico pelos serviços prestados, sendo que a seguradora pagará posteriormente ao prestador de serviços médicos o valor remanescente.

Neste sentido, cabe às empresas procurarem soluções que apresentem uma rede convencionada de cuidados médicos, o mais abrangente possível e com cobertura em todo o território nacional.

 

  1. Limites de capital ajustados à sua empresa

Para quem não sabe, o limite de capital diz respeito ao valor máximo anual que cada colaborador irá dispor para cada cobertura do seguro, sendo que por norma, no momento de contratação dos seguros de saúde para empresas, existe abertura por parte das seguradoras para que possa negociar os capitais seguros, tendo por base o perfil e necessidades dos seus colaboradores.

 

  1. Maior flexibilidade nas coberturas

No que diz respeito às diferentes ofertas de seguros, muitas delas apresentam à partida uma conjugação de diferentes coberturas, como é o caso das situações de hospitalização e ambulatório. Todavia, o recomendado é que cada entidade empregadora negoceie diretamente com a seguradora as coberturas que achar necessários, relembrando que aqui deverá ter em mente aquele que é o perfil dos seus trabalhadores.

Algumas das coberturas mais valorizadas pelos colaboradores são: as coberturas de ambulatório, as de reforço de capital perante doenças graves e as de estomatologia, sendo que esta última abrange ainda processos de higienizações, consultas médicas e tratamentos dentários.

 

Em suma, e depois de todas estas vantagens e benefícios, já conseguiu perceber o quão importantes são as soluções de seguros de saúde empresarias, quer para a própria empesa quer para os colaboradores, pelo que o melhor que tem a fazer é entrar em contacto connosco, para que o possamos ajudar a escolher a melhor solução do mercado, tendo em conta as suas necessidades e objetivos.

Temos escritórios localizados em Faro e no Montenegro, por isso não hesite e faça-nos uma visita!


Scroll to Top