Quer seja para comprar ou arrendar, a escolha daquela que virá a ser a sua primeira casa pode revelar-se complicada, uma vez que existem muitos aspetos a analisar antes de fazer um investimento tão avultado como este, não fosse esta uma das decisões mais importantes da sua vida.

Com ou sem recurso a uma situação de financiamento bancário, a verdade é que o processo de compra de uma casa não deixa de exigir toda a sua atenção, do princípio ao fim, devendo por isso avaliar, entre outras coisas, os custos e despesas associados, bem como as plantas e outros documentos legais associados ao imóvel.

Neste artigo, damos agora a conhecer 5 aspetos fundamentais a ter em conta ao comprar a sua futura casa, para que consiga fazer a escolha mais acertada para si.

 

  1. Tipo de imóvel

Antes mesmo de avançar com o processo de compra de habitação, deverá refletir sobre aquela que poderá vir a ser a melhor opção para a sua família, se estamos a falar de uma casa nova, recentemente renovada ou usada. Em todo o caso, é fundamental investigar a qualidade e reputação da construtora, no caso de uma habitação por estrear, ou ainda inteirar-se do estado de conservação do imóvel, caso esteja a ponderar optar por uma casa já usada ou mais antiga.

Perante uma situação em que esteja perspetivada a compra de uma casa já usada, é também importante fazer contas ao preço da casa, bem com ao valor previsto para eventuais obras de remodelação que possam vir a ser necessárias. Deste modo, conseguirá perceber até que ponto compensa optar por esse imóvel, em detrimento de uma habitação nova.

 

  1. Localização e acessibilidade

A casa que pondera comprar fica próxima do seu local de trabalho ou da escola e infantário dos miúdos? Quanto tempo passará a perder nestas viagens, e com que frequência as terá de fazer? Estas são apenas algumas das questões que deverá colocar a si mesmo durante o processo de decisão.

Para além disso, deverá ainda dedicar alguma atenção à análise de aspetos como: a valorização positiva ou negativa do imóvel, consoante a sua localização; as acessibilidades, serviços e infraestruturas que poderá vir a beneficiar nessa região; os níveis de segurança da zona; e ainda aspetos como o IMI e custo de água, que tendem a variar entre diferentes municípios.

 

  1. Estabilidade do orçamento familiar

É importante garantir que a sua situação financeira possui a capacidade necessária para suportar o investimento, quer estejamos a falar de uma casa arrendada ou de uma prestação mensal de crédito à habitação. Lembre-se que a casa mais indicada para si, é aquela que não coloca em risco o seu orçamento familiar.

Caso esteja a ponderar fazer um empréstimo, poderá ainda calcular a sua taxa de esforço, para que deste modo saiba sempre com o que contar. Por outro lado, perante a possibilidade de arrendamento de um imóvel, é certo que poderá contar com uma maior flexibilidade financeira, caso surja alguma despesa avultada ou alteração ao seu orçamento inicial.

 

  1. Animais de Estimação

A verdade é que, para além de estes fazerem parte da família, são também um dos aspetos a considerar, em especial se estiver a ponderar arrendar um imóvel. O nosso conselho é que antes de o fazer, confirme com o senhorio se este permite a existência de animais no apartamento. Todavia, se comprar uma casa, deverá também ter em atenção se esta possui algum tipo de quintal, varanda ou espaço exterior, para que os seus animais tenham à sua disposição todo o espaço de que precisam. Os parques e jardins nas redondezas, podem também ser uma solução para quem tem falta de espaço em casa.

 

  1. Quanto tempo pretende ficar na sua futura casa?

Por fim, mas não menos importante, deverá também pensar naquelas que poderão vir a ser as suas necessidades de futuro. Vai começar a trabalhar em casa e precisa de um escritório? Gostaria de ver a família crescer ou de ter mais animais? Pois bem, todas elas contam no momento em que tem de tomar decisões sobre o seu futuro!

Neste sentido, o melhor que tem a fazer será sempre procurar uma casa que possa crescer consigo, acompanhando sempre a sua situação financeira atual, para que não fique com a corda ao pescoço devido a dívidas. Para além disso, existem ainda seguros de habitação que se adaptam ao seu orçamento mensal, para que possa desfrutar da sua nova casa protegido e em segurança.

 

Caso prefira, poderá fazer uma simulação online deste tipo de seguro na nossa página, ou ainda dirigir-se a um dos nossos escritórios, localizados em Faro e no Montenegro, para obter mais informações sobre as ofertas disponíveis.

 


Scroll to Top