Nos dias de hoje, e com o aumento substancial do preço dos combustíveis, é importante poupar e reduzir os gastos ao essencial, para fazer face às restantes despesas que fazem parte da vida e do dia a dia de cada um. É aqui que a condução defensiva e eficiente pode revelar-se uma verdadeira aliada, uma vez que esta pode ajudar a poupar combustível nas suas viagens.

 

Conhece o conceito de condução eficiente?

A condução eficiente, ligada também à ideia de condução defensiva, consiste num pequeno conjunto de ações a realizar enquanto conduz, que fazem com que a condução do seu veículo seja otimizada, reduzindo aspetos como a poluição, o risco de acidentes e os níveis de consumo do combustível. Isto permite atingir uma poupança de combustível na ordem dos 10% a 25%.

Para além disso, esta é também uma forma de adotar um estilo de condução mais confortável, através do qual poderá maximizar o desempenho do seu carro, desfrutando assim da sua viatura, bem como de toda a viagem, e a boa notícia é que qualquer pessoa pode adotar um estilo de condução eficiente, independentemente dos anos que o carro tenha!

 

5 técnicas de condução eficiente que deve conhecer

 

  • Otimizar o início da marcha – este processo começar no momento em que liga o motor do veículo, não devendo por isso acelerar ao fazê-lo. Caso tenha um automóvel a diesel, talvez seja melhor aguardar alguns segundos antes de iniciar a marcha, permitindo que o motor tenha tempo de ficar devidamente lubrificado antes da condução;
  • Evite mudanças de velocidade bruscas – para adotar e usufruir de uma condução fluida, é importante evitar travagens e acelerações repentinas e desnecessárias. Uma das formas de o fazer, passa por antecipar possíveis obstáculos na estrada, mantendo a distância de segurança entre veículos e dando início a uma travagem suave, com alguma antecedência;
  • Utilize o motor para travar – a verdade é que ao fazer uma redução da marcha, o motor aplica uma travagem ao veículo, e essa travagem ajuda a evitar o desgaste das pastilhas de travão, pelo que deverá reduzir a marcha previamente ao aproximar-se de uma rotunda ou um de semáforo fechado;
  • Antecipe os perigos e prepare-se para travar – um pouco na lógica do ponto anterior, e em caso de dúvida, opte por colocar o pé no travão como forma de antecipar algum tipo de perigo ou obstrução na estrada. Desta forma, conseguirá poupar combustível e reduzir as emissões de CO2 do seu veículo, enquanto contribui também para a segurança de todos na estrada;
  • Desligue o motor sempre que estiver parado – perante situações em que sabe que terá de parar durante 60 segundos ou mais, opte por desligar o motor, porque apesar de o consumo ser menor do que quando está em movimento, a verdade é que enquanto estiver ligado acaba por estar sempre a consumir, ainda que seja pouco.

 

Muitas são as vantagens associadas a um estilo de condução eficiente, de entre as quais se destacam a poupança do combustível, a redução da poluição, o aumento do conforto da condução, o aumento da vida útil do carro e uma maior segurança para todos os ocupantes da viatura.

São estes pequenos gestos diários que fazem a diferença no final do mês, e que o podem ajudar a poupar mais combustível a cada viagem. No entanto, sabia que a utilização do ar condicionado também influencia o seu gasto de combustível? Pois bem, leia este artigo e descubra em que momentos deve ou não utilizar o sistema de ar condicionado para poupar mais!

 

Para mais informações, ou caso precise de ajuda para encontrar o seguro auto certo para si, não hesite em contactar-nos, ou visite um dos nossos escritórios, localizados em Faro e no Montenegro.


Scroll to Top