Com a sustentabilidade a assumir-se como um dos principais fatores de preocupação do consumidor, estando este na base de muitas das suas decisões de compra, com o intuito de causar no meio ambiente o menor impacto possível, a verdade é que também a indústria automóvel evoluiu neste sentido, oferecendo agora um vasto leque de opções híbridas e elétricas no que respeita à aquisição de um carro.

No entanto, este tipo de opções tende a suscitar alguma reticência no público, estando esta associada a diversos fatores, pelo que neste artigo iremos identificar algumas das principais diferenças e vantagens associadas aos carros híbridos e elétricos, para que possa tomar uma decisão o mais informada possível.

 

Principais diferenças entre os híbridos e elétricos

Já lá vai o tempo em que as monitorizações a diesel ou gasolina eram as únicas escolhas disponíveis, existindo hoje em dia uma panóplia de opções para todos os gostos, todas elas mais ecológicas e amigas do ambiente.

Esta diversidade de opções faz com que seja necessário conhecer um pouco melhor as suas diferenças, que no fundo estão relacionadas com o motor, quer dos carros híbridos quer dos carros elétricos:

  • Híbridos – estão presentes neste tipo de carros dois motores diferentes, um a combustão e outro elétrico, sendo que o próprio sistema do carro gere a sua utilização, de modo a proporcionar ao consumidor uma experiência de condução mais eficiente;
  • Elétricos – por outro lado, os carros elétricos, como o próprio nome indica, possuem apenas um motor elétrico, que por sua vez é alimentado por uma bateria, oferecendo ao consumidor diferentes tipos de autonomia.

Importa referir que cada uma das monitorizações acima mencionadas apresenta as suas vantagens, e varia sempre de acordo com as necessidades diárias do condutor ou ainda do seu estilo de condução.

 

Monitorização híbrida

Através deste tipo de monitorização, os carros auxiliam-se de motores elétricos para que consigam aumentar a potência, diminuindo consequentemente os níveis de consumo e emissões de CO2.

Neste sentido, e de uma forma resumida, estas são algumas das vantagens associadas à aquisição de um automóvel híbrido:

  • Consumos reduzidos
  • Não existem paragens obrigatórias
  • Maior potência
  • Performance melhorada

Atualmente, os modelos híbridos encontram-se retratados em diferentes segmentos de automóveis, sendo por isso considerados mais abrangentes que a gama elétrica, pelo que o consumidor poderá optar por modelos mais familiares ou utilitários, bem como os tão apreciados citadinos e SUV’s.

A escolha por um carro híbrido, em detrimento das restantes monitorizações, pode ainda ser feita como forma de transição para uma monitorização cada vez mais ecológica.

 

Monitorização elétrica

Os automóveis elétricos, tal como o nome sugere, são movidos apenas a energia elétrica, não consumindo por isso qualquer tipo de combustíveis fósseis aquando da sua deslocação, razão pela qual acabam por ser mais benéficos para o meio ambiente do que qualquer outro tipo de monitorização.

Para além disso, também os custos associados a cada viagem são menores que os de carros com motor a combustão, uma vez que as monitorizações elétricas são na verdade mais simples, e não requerem tanta manutenção. Em seguida, apresentamos mais algumas vantagens da utilização de carros elétricos:

  • Ausência de custos de combustível
  • Ausência de ruído associado ao motor
  • Ausência de emissões de CO2
  • Rápida aceleração
  • Custos de manutenção
  • Isenção de impostos

Ainda que a autonomia deste tipo de veículos possa ser um dos principais fatores associados a uma baixa adesão por parte do consumidor, a verdade é que os motores elétricos têm vindo a ser trabalhados para oferecer ao condutor cada vez mais autonomia durante a viagem, existindo já excelentes propostas no mercado.

 

Perante uma realidade em que os consumidores se encontram cada vez mais informados relativamente ao impacto que as suas escolhas têm no meio ambiente, é de esperar que estes comecem a optar cada vez mais por este tipo de monitorizações, devendo acima de tudo escolher um modelo de carro que vá de encontro às suas necessidades e preferências.

Para o ajudar a manter a sua viatura protegida, saiba que pode sempre contar com a João Marques Seguros, que oferece as melhores soluções de seguro do mercado, com escritórios localizados em Faro e no Montenegro.


Scroll to Top