Se não deixa a porta de sua casa aberta, porque que razão haverá de deixar a sua informação pessoal e dados de navegação desprotegidos? Infelizmente o cibercrime é uma prática real, e por isso é fundamental que se mantenha atento a todos os detalhes, não fosse a internet o meio de eleição para podermos trabalhar, realizar transações financeiras e muito mais.

É possível verificar que, em Portugal, são cada vez mais os casos relacionados com o cibercrime e a sofisticação dos ataques informáticos é também ela cada vez melhor, e como exemplo temos a situação do ataque ao jornal Expresso, que aconteceu já no início deste ano.

No entanto, e como forma de combater a tendência, existem também cada vez mais soluções de seguro, que lhe permitem proteger a sua informação pessoal ou os dados da sua empresa de uma forma simples e eficiente, lembrando sempre que ainda assim deve assumir uma atitude preventiva relativamente ao uso que faz da internet.

 

Invista em tecnologia de segurança
Elementos como câmaras e sensores de movimento podem revelar-se muito úteis para o ajudar a garantir a proteção da sua empresa ou habitação, sendo que inclusive existem soluções que lhe enviam notificações ou capturas de imagem sempre que algo não estiver bem.

 

Faça uma gestão inteligente das suas palavras-passe
O segredo está em utilizar palavras-passe fortes, que se tornem por isso difíceis de adivinhar, o que acaba por excluir logo à partida os nomes dos seus familiares, animais de estimação, datas de nascimento, entre outras informações pessoais. Para além disso, não as repita em diferentes plataformas, porque se a sua palavra-passe for descoberta numa plataforma, todas as outras contas ficarão também comprometidas.

Dê preferência a palavras-chave que incluam a utilização de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, podendo sempre optar por utilizar um gestor de palavras-passe gratuito, para que consiga armazenar todas as suas palavras-passe num único sítio.

 

Mantenha a sua câmara tapada
Infelizmente, os especialistas em ataques cibernéticos fazem muitas vezes uso de malware específico para conseguirem aceder à câmara do telemóvel ou do computador, para que consigam vigiar todos os seus movimentos.

Posto isto, uma das formas que tem de evitar este tipo de malware é através da não abertura de emails suspeitos, devendo evitar também descarregar ficheiros de origem desconhecida, em especial se não estiver à espera do envio de nenhum documento.

Antes de clicar numa ligação, pergunte a si mesmo qual a origem e se estava a contar com ela, podendo evitar assim complicações futuras.

 

Pense bem antes de clicar em alguma hiperligação
Ainda que tenha do seu lado o funcionamento inteligente do spam da sua caixa de correio eletrónico, que protege a sua conta de eventuais ataques de phishing que podem ocorrer – através da receção de emails que indicam que acabou de ganhar um prémio ou de que tem a sua conta bloqueada e para desbloquear terá de partilhar a sua informação bancária – a verdade é que existem também muitas ameaças que que o spam não consegue evitar.

Tenha sempre em atenção aspetos como o remetente dos email que recebe e os erros ao nível da gramática e da ortografia presentes no corpo de email, porque em qualquer um dos casos, é motivo para ficar de pé atrás porque pode estar perante um email fraudulento.

 

Uma das melhores dicas que podemos partilhar consigo é que se mantenha atento às políticas do seu banco, relativamente à compensação em situações de fraudes online, lembrando que se o seu banco não reembolsar a perda, existem sempre outros bancos que oferecem este tipo de cobertura e talvez a solução seja mesmo mudar de banco.
No caso das soluções de seguro disponíveis para empresas, muitas são as escolhas e decisões que pode tomar, tendo por base um vasto leque de coberturas que asseguram a proteção física e digital do seu negócio.

Para mais informações sobre as ofertas disponíveis no mercado segurador, entre em contacto connosco ou visite um dos nossos escritórios, localizados em Faro e no Montenegro.


Scroll to Top