Quais são os elementos necessários para a conduzir, aquela mota de sonho. Sendo uma das dúvidas mais frequentes relativas a cartas de condução e motas é se uma pessoa com carta de condução de categoria B (ligeiros) pode conduzir uma mota.

A resposta é sim! Cuidado, mas tem limitações. Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), um titular de carta de condução para veículos de categoria B pode, sim, conduzir um motociclo, desde que tenha mais de 25 anos e a cilindrada da mota não exceda os 125cc e 11 KW (subcategoria A1) de potência. Caso a idade do condutor seja inferior a 25 anos, este terá de obter uma habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Se não tiver carta de condução de categoria B, mas pretender conduzir uma mota, necessita de obter habilitação para veículos de categoria A. A categoria A da carta de condução, que permite conduzir todo o tipo de motociclos, tem várias subcategorias:

– Subcategoria AM: Idade mínima de 16 anos e permite conduzir ciclomotores e motociclos até 50cc.

– Subcategoria A1: Idade mínima de 16 anos e permite conduzir veículos de categoria AM e motociclos de cilindrada não superior a 125cc e potência até 11kW.

– Subcategoria A2: Idade mínima de 18 anos e permite conduzir veículos das subcategorias AM e A1 e motociclos de potência não superior a 30kW.

Para qualquer uma das subcategorias é necessária a realização de um exame teórico (código) e prático (condução).

 

Fonte: IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.)


Scroll to Top