De entre as diversas faixas etárias de condutores, os jovens representam a aquela que mais se encontra sobre risco inerente na estrada. Isto deve-se, principalmente a dois fatores: falta de experiência e excesso de confiança.

Ao atingir a idade adulta, tirar a carta de condução é um dos sonhos da maior parte dos jovens. Apesar de conduzir representar um grande passo para a consolidação da sua autonomia, também acarreta grande responsabilidade, e é neste momento que a preocupação dos pais aumenta.

São várias as estatísticas que apontam que os jovens estão mais percetíveis a envolverem-se num acidente. A falta de experiência inicial resulta em grande pressão para o jovem condutor que pode não ter prática suficiente caso tenha de fazer manobras bruscas inesperadas. Por sua vez, comportamentos como o consumo de álcool e o uso do telemóvel enquanto se conduz derivam do excesso de confiança que, passados alguns meses de carta e quilómetros acumulados, se começa a ganhar. São estas as principais causas de acidentes rodoviários por parte de condutores que têm a carta há relativamente pouco tempo e devem também, ser incentivos suficientes para o levar a investir na segurança do seu filho.

No sentido em que, na maior parte das vezes, são os pais que pagam a carta de condução e que oferecem o primeiro carro é importante não esquecer o cuidado a ter para que o jovem esteja preparado para situações imprevistas.

Estando responsável pelo seu desenvolvimento até à idade adulta, sempre foi importante passar-lhe bons valores e na condução não deixa de ser diferente. Dar o exemplo é o primeiro passo para que os jovens assimilem qual o perfil que devem adotar para serem bons condutores e terem uma condução responsável.

Mas por muito que se tente prevenir, incidentes acontecem e deve certificar-se de que a segurança vem em primeiro lugar. Assim, além de ter a preocupação em proporcionar ao seu filho o direito de conduzir, também deve como pai, certificar-se que este estará precavido em caso de incidente. Um seguro específico para jovens será certamente um investimento vantajoso para a segurança do seu filho que pode oferecer benefícios específicos para o atender e proteger em diversas situações.


Scroll to Top