Não é novidade nenhuma que os animais de estimação são hoje e sempre serão os melhores amigos do homem, capazes de partilhar connosco um amor do mais puro e genuíno que existe, sem pedir absolutamente nada em troca.

Estes seres de quatro patas passam a fazer parte da nossa vida a partir do momento em que entram em casa, e com isso surgem todas as responsabilidades associadas ao facto de termos a nosso cargo um animal, como é o caso de aspetos como a alimentação, as suas necessidades mais básicas e a manutenção de um estilo de vida e saúde saudáveis.

E é justamente aqui que muitas pessoas ficam de pé atrás em relação à adição de um animal de estimação à família, uma vez que as despesas de veterinário tendem a ser constantes, e de valores consideráveis, ocupando deste modo uma grande parte do orçamento familiar. No entanto, existem seguros para animais que podem ajudar a equilibrar os gastos relacionados com os mesmos, acabando por funcionar de forma semelhante aos seguros de saúde para pessoas.

Por norma, este tipo de seguros oferece diversas coberturas, de entre as quais se destacam as consultas e tratamentos, as intervenções clínicas, as viagens, as tosquias e até mesmo a vida dos próprios animais, e é por essa razão que deve certificar-se de que o seu animal de estimação possui as proteções que necessita, para que desfrute de uma vida longa e feliz.

 

Quais os tipos de apólice disponíveis para animais?

Devido ao facto de a oferta seguradora para animais ser ainda recente em Portugal, este tipo de seguro tende apenas a abranger cães e gatos, existindo, no entanto, diversas soluções pelas quais poderá optar, nomeadamente os seguros de responsabilidade civil, os seguros de saúde e as ofertas que combinam ambos os fatores.

Começado pelo seguro de responsabilidade civil, este é considerado obrigatório para raças de cães assinaladas como potencialmente perigosas, em Portugal, desde o dia 4 de julho, de acordo com o artigo 10.º da Lei n.º 46/2013. Relativamente às suas coberturas, estas dizem apenas respeito aos prejuízos causados a terceiros pelo animal.

Por outro lado, e em relação aos seguros de saúde para animais, é possível encontrar também algumas opções, que variam da solução mais simples à premium, sendo que a grande diferença entre elas reside no valor total da cobertura e no tipo de custos que esse seguro cobre. No entanto, importa referir que neste tipo de seguros, o mais comum é sem dúvida a solução mista, que oferece proteção de danos causados contra terceiros, ao mesmo tempo que proporciona o acesso a uma rede de prestadores de serviços especializados, a preços reduzidos.

 

Estas são as principais coberturas e vantagens associadas

Quando falamos de um seguro para animais de estimação, estamos no fundo a falar da proteção que queremos dar ao nosso fiel companheiro, pelo que é fundamental que se mantenha a par das coberturas associadas à sua apólice.

Como referimos acima, o seguro de responsabilidade civil assegura a cobertura do pagamento de indeminizações por danos causados pelo animal a terceiros, bem como os custos relacionados com a questão da defesa jurídica, deixando de parte situações em que o animal se encontra associado a participações em espetáculos ou na prática da caça, bem como os danos causados ao próprio tutor do animal, ao companheiro ou ainda a descendentes.

No que ao seguro de saúde para animais diz respeito, as coberturas associadas são consideradas mais vastas e diversificadas, de entre as quais se destacam:

  • As despesas veterinárias, de tratamento e de internamento
  • O transporte do animal, e caso de urgência
  • As despesas relacionadas com produtos e serviços direcionados para o animal, como a tosquia, a alimentação, etc.
  • Os custos relacionados com o serviço fúnebre do animal, em caso de morte
  • Os custos relacionados com a procura de animais desaparecidos
  • A guarda do animal, em caso de hospitalização do respetivo tutor

 

É importante lembrar que em qualquer seguro existem períodos de carência aos quais deverá estar atento, bem como às cláusulas relativas a doenças pré-existentes no animal, no momento da celebração do contrato de seguro, para que consiga garantir que as necessidades do seu cão ou gato se encontram protegidas.

Relativamente às vantagens associadas a este tipo de seguros, e para que perceba até que ponto deve contratar estes seguros, o melhor que tem a fazer é calcular quanto gasta por ano com o seu animal de estimação, na sua globalidade, e depois comparar com os valores das soluções de seguro do mercado.

 

Como escolher o seguro certo para o seu cão ou gato?

Tudo isto se resume aos fatores a ter em consideração no momento de contratação da apólice em causa, sendo que também aqui o seu orçamento mensal e o estilo de vida que leva são determinantes para que faça a escolha mais acertada. Opte por:

  • Analisar as coberturas oferecidas vs. as necessidades clínicas do animal;
  • Questionar qual o valor estipulado para a indeminização, em caso de danos causados a terceiros;
  • Verificar se existem limites de valor por incidente ou por ano;
  • Verificar a validade que pode estar associada ao seguro, que por norma corresponde até um determinado limite de idade do animal;
  • Analisar quais as despesas que são consideradas dedutíveis;
  • Verificar a percentagem das despesas que será reembolsada.

 

De um modo muito simples, é possível sim poupar mais com um seguro de animais de estimação adequado às necessidades do seu cão ou gato! Para isso, basta que se informe acerca das ofertas disponíveis no mercado e encontre aquela que vá de encontro aos seus objetivos, para que o seu animal possa viver uma vida longa e feliz a seu lado.

Quer sugestões de locais incríveis onde pode desfrutar de uma caminhada com o seu fiel companheiro? Leia o nosso artigo sobre os 5 trilhos pedestres a não perder em Portugal.

 

É para o ajudar nesta e noutras situações que a João Marques Seguros se encontra presente, com escritórios localizados em Faro e no Montenegro, para um serviço de atendimento especializado. Tudo o que tem a fazer é entrar em contacto connosco!


Scroll to Top