Por detrás de um negócio de sucesso está sempre uma atitude responsável perante os imprevistos que possam surgir e causar dano à empresa, pelo que as soluções de seguro de frota automóvel são sempre uma boa opção a considerar para evitar problemas futuros, em especial caso a sua empresa possua diferentes veículos.

É importante relembrar que as apólices comerciais não apresentam qualquer tipo de obrigatoriedade legal para as empresas, pelo que a celebração de um seguro deste género está dependente única e exclusivamente da sua decisão. Este tipo de investimento é por isso uma excelente forma de proteger o seu negócio, bem como todos os ativos inerentes.

Para além de cobertura de dados causados aos funcionários, os seguros de frota automóvel abrangem também mercadorias transportadas pelos seus veículos comerciais, acidentes, furtos e reclamações contra a sua empresa.

Neste sentido, damos agora a conhecer alguns dos benefícios associados a este tipo de seguros, para que possa tomar a melhor decisão para o seu negócio, de forma consciente.

 

Como funciona um seguro de frota automóvel?

A verdade é que o seguro de frota funciona exatamente da mesma forma que um seguro auto convencional, com a diferença de que ao invés de proteger apenas um veículo, esta apólice assegura a proteção de um conjunto de veículos corporativos, sendo que o número mínimo de veículos exigido para a contratação para deste tipo de seguros é 2, podendo variar de acordo com a seguradora na qual celebra o contrato.

Contudo, é importante referir que os requisitos para um seguro de frota automóvel são diferentes de negócio para negócio, existindo, todavia, alguns fatores comuns a todas as seguradoras, essenciais para a determinação da elegibilidade do seguro, nomeadamente o número e tipo de veículos a assegurar. No caso de uma frota de combinação mista, isto é, de vários tipos de veículos, é esperado que o seguro e o respetivo custo seja diferentes de uma solução pensada para uma frota com o mesmo tipo de veículos.

A idade e condição atual da frota em causa pode também implicar uma diferença de preço do seguro considerável, a par da quilometragem estimada que os veículos incorrem. O histórico e experiência dos motoristas são também alguns dos fatores que as seguradoras analisam e levam em linha de conta, determinando depois uma cotação final.

No entanto, é de frisar que por muito elevado que o valor do seguro possa ser, este tipo de apólice continua a ser mais acessível que a contratação de um seguro individual para cada veículo.

 

Porque deve investir num seguro de frota automóvel?

As vantagens em aderir a uma apólice deste género são diversas, mas talvez uma das mais imediatas seja sem dúvida o aumento da segurança, seguido da praticidade que um seguro de frota automóvel representa, cujas coberturas abrangem todos os veículos de uma só vez.

Para além destes aspetos, apresentamos em seguida mais alguns dos benefícios que este tipo de seguro pode trazer para o seu negócio.

 

  1. Redução de riscos

Quem trabalha com veículos no seu dia a dia sabe que os riscos associados são muitos, desde os acidentes na estrada até à segurança, quer dos veículos quer dos funcionários. Perante uma situação normal de acidente com veículos pesados, em que a empresa não possui seguro de frota automóvel, a perda financeira é considerável.

Deste modo, ao contratar um seguro de frota automóvel, todos os veículos da sua empresa ficam protegidos desse tipo de problemas e inconvenientes, com as coberturas necessárias para situações e acidente ou furto, gerando assim mais tranquilidade para a empresa.

 

  1. Poupança de dinheiro

Embora não seja notório à primeira vista, a verdade é que esta apólice permite-lhe economizar algum dinheiro, porque basta um simples acidente para que o valor em caixa da empresa seja seriamente afetado. Com este seguro, você paga apenas as mensalidades estipuladas de forma programada, sem prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

Outro dos fatores que o ajudam a poupar algum dinheiro diz respeito ao facto de o preço do seguro de frota automóvel ser muito mais atrativo que as soluções individuais, uma vez que são avaliados os riscos envolvidos como um todo, ao invés de se analisar individualmente cada veículo e condutor.

 

  1. Extensão de garantia

Este é sem dúvida um dos benefícios mais apreciados neste tipo de seguros, devido ao facto de o mesmo garantir que o serviço de estende também aos carros dos diretores e colaboradores, o que faz com que esta apólice assegure muito mais que a proteção dos veículos utilizados em rotas de transporte, mas sim todos os automóveis vinculados à empresa.

 

Todos estes aspetos fazem do seguro de frota automóvel a sua melhor opção para garantir a proteção da sua empresa a longo prazo, e ainda conseguir poupar algum dinheiro. Para mais informações, consulte o nosso mediador, sendo que a João Marques Seguros tem os seus escritórios abertos em Faro e no Montenegro.

Aproveite esta oportunidade e faça já a sua simulação!


Scroll to Top