O Documento Único Automóvel (DUA), também conhecido com Certificado de Matrícula, é um dos documentos essenciais para a circulação de um veículo na União Europeia, assumindo o papel de cartão de identificação do mesmo perante uma situação em que o condutor seja obrigado a parar a pedido das autoridades, razão pela qual este documento deve de andar sempre na sua posse.

No entanto, aquele que antes era um documento tripartido passou a partir de 1 de agosto de 2020 a adotar um formato muito mais simplificado, desta feita semelhante ao cartão de cidadão, onde se encontram reunidas informações importantes sobre o proprietário e ainda alguns elementos relativos às características técnicas do automóvel, como é o caso da marca, modelo e matrícula do carro.

 

 

Importa referir que não é obrigatório mudar o seu Certificado de Matrícula para este novo formato, uma vez que o DUA em suporte de papel sintético, o livrete e o título de registo de propriedade continuam válidos até ao momento.

Contudo, caso pretenda fazer o pedido do Documento Único Automóvel, poderá fazê-lo de forma presencial ou até mesmo online, ao clicar aqui.

 

Em que situações é emitido o Documento Único Automóvel?

  • No momento da compra de um veículo novo, contando por isso como primeiro registo
  • Quando existe uma transferência de propriedade de uma pessoa para outra, ou até mesmo para uma empresa
  • Sempre que ocorra algum tipo de alteração aos dados do proprietário, como é o caso do nome ou da morada
  • Sempre que se verifique uma alteração das características do veículo, como a cor ou ainda o perfil dos pneus

Para além disto, e como já referimos, poderá ainda solicitar uma segunda via do seu documento em caso de roubo, perda ou ilegibilidade da respetiva informação.

 

Tenha os documentos mais importantes sempre consigo

Com a premissa de simplificar a vida aos cidadãos, foi criada a aplicação móvel id.gov.pt que lhe permite guardar no seu smartphone os dados relativos ao seu Documento Único Automóvel, à Carta de Condução e ao Cartão de Cidadão, sendo estas versões digitais tão válidas quanto os documentos físicos, e aceites hoje em dia por parte de diversas entidades.

Esta aplicação está disponível para os sistemas operativos Android e IOS e é totalmente gratuita, com funcionalidades de visualização e partilha das informações dos documentos digitais emitidos pelo Estado Português, cuja validação pode ser feita através do download de um PDF certificado ou através da leitura de um código QR, disponível no menu da app.

 

Adira já a este estilo de vida simplificado e conte connosco para o ajudarmos a encontrar a solução de seguro automóvel mais indicada para si, partindo de uma análise global das ofertas disponíveis no mercado, e levando até si apenas aquela que sabemos dar resposta às suas necessidades.

Para mais informações, visite-nos num dos nossos escritórios em Faro e no Montenegro, entre em contacto connosco por telefone ou faça aqui o seu pedido de simulação, de forma inteiramente gratuita.


Scroll to Top